25 de janeiro de 2018

UMA DÚZIA

Quem vai ao mercado, ou à feira, pode facilmente ouvir dizer que «à dúzia é mais barato». Aqui na Missão de São José – Itoculo este ano, com a recém-chegada Cristina Fontes, completamos uma DÚZIA de Leigos Missionários Voluntários nestes 14 anos de presença espiritana em Itoculo. Muitos outros Padres e Irmãs Missionários do Espírito Santo, e também os jovens estagiários espiritanos em formação (até ao momento já somam 9 estagiários), ajudaram a embelezar esta Missão, sempre no ritmo missionário de chegar e partir.



Mas com a chegada da Cristina, no dia 23 de Janeiro deste ano, completa-se o total de 12 Voluntários/as que marcaram presença e deram uma parte das suas vidas a esta Missão. Cada um na sua área profissional de formação deu o seu contributo generoso que recordamos com grata memória. A diversidade da acção missionária local acolheu cada um na sua particularidade, e também permitiu descobrir novos talentos que a necessidade obrigou a despontar. Cada um que o diga!

Trata-se de uma lista que começa a meter respeito!

1-Logo no início, vindo ainda da Missão de Netia, estava o enfermeiro Christophe Héveline (francês-2003). E numa missão, não muito distante, estava Natacha, que não esquecemos.

2-Depois veio o Hugo Rodrigues (JSF de Tires-2004) que os alunos recordam como bom professor de português, mas muito exigente.

3-Seguiu-se a Engenheira Celeste Reis (de Lisboa-2006) que ajudou a construir o Centro Paroquial São Francisco Xavier que ainda hoje permite a formação de muitos agentes de pastoral.

4-Depois veio a Joana Pedro (JSF de Monte-Abrãao-2008), também formada na área da engenharia ambiental e animadora de jovens.

5-Continuou com a Ernestina Falcão (de Esposende-2010) professora de biologia e amante dos livros e da leitura, promotora das escolas comunitárias.

6-Outra Joana (JSF de Serzedelo-2012) ocupou o lugar valorizando ainda mais os livros e a biblioteca, não fosse ela arquivista de formação!

7 e 8-Uma dupla, Xana Martins (JSF de Mértola-2013) e Rita Coelho (JSF de Lordelo-2013) e , animaram a juventude e inauguraram a nova biblioteca. Pouco antes tinha chegado a Clemence, enfermeira francesa, mas que não foi autorizada pelo governo moçambicano a trabalhar na área da saúde e regressou.

9 e 10-Seguiu-se a Babuxa (de Sintra-2014) e o Miguel Campos (JSF de Carvalhal-2014) que coordenou os trabalhos na construção do Lar masculino de estudantes para acolher 40 rapazes este ano.

11-Mais recentemente a Helena Carvalho (de Braga-2017), economista de formação mas empreendedora e muito ‘faladeira’ por natureza.

12-E agora a Cristina Fontes (JSF de Fiães-2018) professora de português e inglês e outras coisas que vamos descobrir, e que ainda não podemos dizer…

Uma lista que merece ser continuada pela riqueza da sua diversidade. Se alguém ainda tem dúvidas destes da grandeza e da pertinência destes projectos, aqui fica esclarecido. Também, se alguém ainda hesita em arriscar dar um passo que leva a viver este tipo de Missão, aqui mesmo encontra muitos exemplos de entrega e dedicação. Parabéns a todos/as que por aqui passaram e nesta Missão deixaram as suas marcas. Agora estão um pouco distantes fisicamente, mas tentando sempre ficar próximos. A todos reafirmamos esta certeza que estamos juntos!


Para a Cristina Fontes damos as boas-vindas com votos de boa missão por terras de Itoculo, na Diocese de Nacala.

4 comentários:

Fátima Henriques disse...

<3 <3 <3
Um beijinho grande, minha CrAs! Estamos contigo!:)

Unknown disse...

Um beijinho e um abraço apertadinho Cras!
Vamos acompanhando te por aqui.
<3 <3 ����

troza disse...

Boa missão Cristina!

Que Cristo te ilumine o caminho e que tu sejas as mãos d'Ele!

Unknown disse...

Eu beijinho para ti das frias terras de sua majestade..continua a fazer magia com a tua imensa vontade de ajudar quem mais precisa e o sorriso que afasta qualquer negatividade...beijinhos imensos

26 - A alegria completa

– Netia-Itoculo/2003-2004 «Um homem não pode tomar nada como próprio, se isso não lhe for dado do Céu. […] Pois esta é a minha alegria! ...